Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Memórias de um leitor por Ângela Maria Crupzacki

Memórias de um leitor

Lembro-me com saudade dos tempos em que a leitura era algo importante na escola.
A princípio, me recordo de que eu não era uma leitora muito assídua, não me interessava muito não. Não sei se os livros é que eram muito caros, ou era eu que não tinha condições de comprá-los .Por outro lado a escola que eu estudei não nos proporcionava momentos de leitura.Mas enfim , quando fui estudar no Instituto de Educação, tínhamos que ler uma obra a cada bimestre e foi aí que comecei a ter problemas, pois não estava acostumada a ler.
A professora escolhia a obra a ser lida e estudada pelos grupos de alunas. Então em uma ocasião ocorreu que eu e meu grupo, mais ou menos com o mesmo perfil, decidimos alugar uma fita dessas de vídeo cassete e assistir ao filme “ Lucíola” , achamos que seria possível desenvolver um trabalho sobre a obra, apenas assistindo e olha só o que aconteceu:
A professora começou a nos questionar sobre as passagens do livro, após termos apresentado o trabalho. Ficamos perdidas, pois havia algumas passagens do livro que o filme não mostrava direito então começamos a cair em contradição e nos perder no assunto. Pois há uma diferença entre contar sobre um livro que leu do que contar sobre um filme que assistiu.E foi uma vergonha. Vergonha nos dois sentidos: a de não ler o livro e querer enganar a professora, pois ela sabia que nós não tínhamos lido e mais ainda, a vergonha de não se interessar pelo trabalho, achando que seria fácil mentir e que sairia tudo bem.
Desse momento em diante, nunca mais tive esse tipo de atitude, foi na verdade uma grande frustração para nós e mais ainda para a professora. “Lemos “vários outros e um livro que ficou em minha memória que foi o livro do bimestre seguinte, ” O Cortiço”, que li com tanto empenho e vontade que nosso trabalho ficou muito interessante, me senti gratificada. O bom da vida é isso. Saber que aprendemos com os erros e que tudo passa. E passou, lemos muitas outras obras e continuo lendo até hoje, não tanto quanto deveria, mas devagar chegarei lá.

Ângela Maria Crupzacki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É ?

Minha foto
Sou um pouco de tudo misturado como um monte de coisas que ganhei de pessoas que passaram pela minha vida e com um toque de acaso na tarde confusa que nao sei como me definir