Memórias de leitor
Minhas memórias de leitor são de uma meia vida, tardias. Influência da família para leitura: nenhuma. O pai não teve tempo, foi com Deus quando eu ainda tinha nove; a mãe ficou com três filhos ainda pequenos. Da infância, apenas a lembrança de que recortávamos os gibis e montávamos dentro de uma caixinha, fazendo uma espécie de filme, cujos recortes iam passando e dando um aspecto de desenho animado.
Na adolescência, a veia romântica, o sonhador. Não deu outra, rabiscava meus poeminhas açucarados e com rimas pobres. Bobeirinha, mas o primeiro pilar de leitor. A base sólida veio mesmo aos dezesseis, com um amigo de trabalho. Quando íamos ao centro, ele só queria saber da biblioteca, e eu, só de comprar vinil. Martelou, martelou. Quando me vi, já estava envolvido. Primeiro foram os livros de poesia: Drummond, Bandeira, Castro Alves, Leminski, entre outras. Helena Kolody era a minha preferida. Depois, veio a prosa. Os livros que ele indicava como espécie de lição de casa eram: O velho e o mar, Revolução dos bichos, Fernão Capelo Gaivota. Tinha um livro para ler no serviço e outro em casa. É impossível pensar em leitura e não se lembrar do amigo. Dedico estas memórias a ele.
Com outro amigo, conheci novas leituras. Cortázar, Herman Hesse, Borges, Henry Miller, Bukowski, o universo foi se abrindo. Então, veio o haikai, a faculdade dos meu sonhos. Desenhava-se agora não só o leitor, mas também o escritor. Veio o gosto pela prosa e poesia minimalistas. Fiquei surpreso quando me vi escrevendo humor. Logo eu, um cara tímido, quietão! Já plantei árvore, tive filho, agora só falta o livro.
Ler para mim vai além das linhas e entrelinhas. Se Ítalo Calvino criou um personagem que viveu em cima das árvores e nelas explorou o mundo, também posso fazê-lo, mesmo que essas árvores sejam apenas papel.
Como eu disse, minhas memórias são de uma meia vida, mas eu tenho uma vida e meia pela frente para ler.
Alvaro Mariel Posselt
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(20)
-
▼
maio
(10)
- Memórias de um leitor por Ângela Maria Crupzacki
- Memórias de leitor por Alvaro Mariel Posselt
- As lembranças de leitura por Maria Luiza Suares
- SOBRE A (DE)FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA - Come...
- Literatura nossa de cada Dia: A (de) formação de l...
- Memórias de leitor
- A (de) formação de leitores na escola
- A sauna
- Senhor Diretor
- O Primeiro Beijo : Clarice Lispector
-
▼
maio
(10)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O QUE É ?

- Celio Jamaica
- Sou um pouco de tudo misturado como um monte de coisas que ganhei de pessoas que passaram pela minha vida e com um toque de acaso na tarde confusa que nao sei como me definir
Nenhum comentário:
Postar um comentário