SOBRE A (DE)FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA
O texto de Elisiane Tiepolo é consistente, bem engendrado, persuasivo.De fato, a Escola tem trabalhado de forma equivada na formação de novos leitores. Quanto à deformação, precisamos de uma reflexão mais aprofundada.
Creio que tudo na vida forma, deforma e transforma. Mas o pior de tudo é quando CONFORMA.
Conformamo-nos com uma escola que divide um turno por cinco: cinco disciplinas que se revezam diante de quarenta e cinco sujeitos que atônitos assistem a cinco aulas que em quase nada interagem, não dialogam, não se “intertrans...disciplinarizam”. Entre elas, a de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental ; Língua Portuguesa/Literatura, no Ensino Medio. Há quem chame a aula de Literatura em LITReratura (um porre né!).
Conformamo-nos quando aceitamos a forma quartelizada (fila indiana?) de posicionamento dos alunos na sala.
Conformamo-nos com a neurose dos cinqüenta minutos, com aquele sinal estridente do hospício escolar. Com a aula de Educação Física na frente das salas de aula, com toda a histeria a que se tem direito ( e nossas próprias gargantas adoram).Com um pedagogo que mitifica o livro de chamada, esse instrumento de tortura do professor, ao invés de sugerir,apre-
sentar propostas, ser parceiro do professor e não substituto do ausente diretor.
Conformamo-nos com a biblioteca-cafua (“O cortiço”, A.Azevedo), sem bibliotecária competente, sem livros de qualidade , sem a presença de alunos (“Não há espaço para tanta gente!!!”). Estamos formando leitores ácaros ( ou ácaros leitores)?
Conformamo-nos com colegas “formados” por Presidente Prudente ( um sábado por ano) , pela Vizzivalle ( fica no Paraguai ou na China?), limitados intelectualmente, incapazes de fazer a leitura mais básica que existe: a da vida. Alguns são formados pela “Bill Gattes Universeition e Enroleition Ltda”, vulga Internet.
Conformamo-nos com a transformação da escola em centro de distribuição de leite (“Leite das Crianças” – não seria... “para as crianças”? ). Leite há! Livro... Quero criar o “Livro às crianças”, depois o “Livro Família”, após o “Livro Fraterno”. Estou eleito?
E as aulas de Literatura, hein?! Conformamo-nos também com elas. Primeiro o movimento literário, depois a biografia do autor e um fragmento daquilo que consideramos sua melhor obra, devidamente acompanhado de um resuminho mastigado e um comentário que “vai fundo” na análise . “O profi não é o máximo?!” . No Ensino Fundamental , uns livrinhos finos (os preferidos da garotada) , enquanto se corrige a prova, se lança a nota etc.
Sugestão: aula de leitura em sala redonda, ventilada, com poltronas, almofadas, suco natural , silêncio, nenhuma obrigação e muito, muuuiiiitos livros: redondos, quadrados, triangulares, ilustrados, sem ilustração,” bestas-sellers”, de auto-ajuda, clássicos, jornais, revistas ,de piadas , de pensamentos, de amor, de ódio, de traição, de empreendedorismo, de religião, de poesias, de contos , de crônicas, de romances, de ensaios... de tudo! Não teminoua leitura? “Leva pra casa, queridinho. Quando terminar, pega outro...”. Um turno inteirinho paga “não fazer nada” , a não ser LER, LER,LER! Não, não vai cair em prova, não vai cair em nada , a não ser na tentação de LER,LER,LER...
Daí, anos depois , eles aprenderão a votar, votar, votar. E os políticos a trabalhar, trabalhar, trabalhar. E a mídia a criar, criar, criar para educar, educar, educar...
Voltaremos a ter família. E seus componentes até conversarão . Trocarão experiências, se ajudarão.
........
São vinte e uma horas e minha “viagem na maionese” está chegando ao fim.Enchi uma folha de “lingüiça” e acabei pouco falando do texto de Elisiane.
Elisiane, seu texto está muiiiiiiito bom. Parabéns! Sua nota já está lançada.Um abraço do...
( Quem sou eu mesmo???)
Rsrsrsrs!!!!
Reinoldo Hey
Seguidores
Arquivo do blog
-
▼
2009
(20)
-
▼
maio
(10)
- Memórias de um leitor por Ângela Maria Crupzacki
- Memórias de leitor por Alvaro Mariel Posselt
- As lembranças de leitura por Maria Luiza Suares
- SOBRE A (DE)FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA - Come...
- Literatura nossa de cada Dia: A (de) formação de l...
- Memórias de leitor
- A (de) formação de leitores na escola
- A sauna
- Senhor Diretor
- O Primeiro Beijo : Clarice Lispector
-
▼
maio
(10)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O QUE É ?

- Celio Jamaica
- Sou um pouco de tudo misturado como um monte de coisas que ganhei de pessoas que passaram pela minha vida e com um toque de acaso na tarde confusa que nao sei como me definir
Nenhum comentário:
Postar um comentário