Seguidores

sexta-feira, 29 de maio de 2009

As lembranças de leitura por Maria Luiza Suares

As lembranças de leitura que tenho, me remetem à muitos e muitos anos atrás, quando eu era ainda uma criança de mais ou menos 5, 6 anos de idade.
Éramos sete: eu, duas irmãs, dois irmãos e meus pais.
Naquele tempo, a vida era dura, e meus pais enfrentavam muitas dificuldades para criar os cinco filhos.
Não tínhamos acesso a muitos livros, mas, me lembro que certa vez, meus pais compraram uma coleção de livrinhos de estórias infantis, e eu adorava lê-los.
Até hoje, me lembro de alguns títulos: Ali Babá e os quarenta ladrões, O soldadinho de chumbo, O príncipe Ricardo, O patinho feio e Os três porquinhos.
Todos eles tinham figuras muito bonitas e que me fascinavam. Acho até que, eu os lia pelos desenhos que continham.
Tempos depois, eles compraram outra coleção. Eram livros de capa dura, muito bonitos. Eram os Contos da Carochinha e Jogos de Criança, os quais ensinavam várias brincadeiras para brincar com crianças.
Mais tarde, eles compraram a Enciclopédia Delta Júnior.
O primeiro emprego do meu irmão mais velho, foi de vendedor de enciclopédias. Como esses livros eram caros, ele não conseguia vender nada. Meus pais, então, fizeram um esforço e compraram a enciclopédia para ajudá-lo e incentivá-lo.
Ah!! Mas como era bom de ler...A enciclopédia trazia tantas curiosidades e coisas interessantes, enfim, cultura geral.
Foi com ela que aprendi que existem homens bem pequeninos que se chamam pigmeus e que existe uma mosca chamada Tse-tsé, que se morder uma pessoa transmite uma doença que a deixa com muito sono. Lembro até hoje que cor era a capa: vermelha.
Meu pai quase não lia nada, mas minha mãe é uma amante da leitura até hoje, com setenta e oito anos. Sempre a vi com livros à cabeceira da cama. Como não tínhamos condições de comprar, ela muitas vezes, emprestava e lia, lia muito. Hoje, apesar da idade, ela enxerga muito bem e lê todos os dias. Como sei que ela gosta de ler, sempre que posso a presenteio com livros.
Passei um grande período da minha vida sem ler muito: da infância até a fase adulta, não sei o porquê.
Quando entrei na faculdade, precisei ler muito e voltei a ler.
Hoje, leio menos do que gostaria. Leio às vezes, não sempre. Sou amante das artes: literatura, pintura, desenho, escultura, teatro. No momento tenho me dedicado mais às artes plásticas e quando tenho algum tempo livre, ao invés de ler um livro, eu pinto, desenho ou faço esculturas, mas eu gostaria de ler mais.
Penso que o dia que eu me aposentar, poderei ler mais e me dedicar em tempo integral às artes em geral.

Maria Luiza Suares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É ?

Minha foto
Sou um pouco de tudo misturado como um monte de coisas que ganhei de pessoas que passaram pela minha vida e com um toque de acaso na tarde confusa que nao sei como me definir