Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2009

Memórias de Leitor: A leitura fez diferença na minha infância.

Memórias de Leitor: A leitura fez diferença na minha infância.



Lembro-me com saudades da minha infância e dos meus momentos de leitura. Tive contato com os livros muito cedo, meu pai era professor de “ginásio”, antes de eu nascer, então ele tinha muitos livros que usava para lecionar naquela época. Depois que nasci parou de dar aulas. E apesar de ter me ensinado a ler muito cedo, não deixava os livros a vista, eram muito bem escondidos em cima do forro da casa, como relíquias. Sempre fui muito curiosa, então quando meus pais saiam, eu subia lá para ver aqueles livros, lia rápido, folheava-os com encanto, me deslumbrava com as histórias. Muitas vezes ficava um pouco frustrada, porque no meio tinham livros de Francês, e eu não entendia nada.
Também me lembro do meu avô com muita saudade, na casa dele tinha um lugar especial, uma casinha de madeira com piso de chão batido, que chamávamos de “beriva” onde ele fazia fogo nos dias frios e passávamos horas ali nos aquecendo e ouvindo histórias que ele contava. Eram histórias bem variadas: dos tempos de guerra, do desbravamento da cidade onde vivíamos e histórias sobre assombrações, estas nunca faltavam.
Sempre gostei de ler, lia tudo, desde os romances Júlia e Sabrina até jornais e panfletos, tudo me interessava. Porém, passei a me interessar por clássicos somente na escola, mais especificamente na 4ª série primaria, quando li por indicação da minha professora de Português, o romance “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco, fiquei apaixonada e quando na escola pediam para ler, não me importava a que estilo pertencia à obra, eu simplesmente lia.
Demorei um pouco para cursar a Universidade, pois morava no interior e vir para a cidade grande estudar não era tão fácil assim, o que causou alguns anos de atraso em meus estudos, só em 2001 retornei, adivinham qual curso? Letras é claro! Sou apaixonada por literatura.
Na Faculdade li muito, adorava quando os professores comentavam as obras e eu podia interagir com eles. Trabalhava o dia todo, fazia Faculdade à noite com muita vontade de aprender, apesar de estar cansada, lia quando voltava da aula, nos finais de semana, na hora do almoço, sempre tinha livros por perto. Em 2005 concluí a Faculdade. Porém a leitura não parou por aí, só que deixei de lado os clássicos, para me dedicar às histórias infantis e os contos de fadas, para ler à minha filha que nascera neste ano.
Hoje estou quase concluindo a minha Pós, retomei a leitura de livros de literatura brasileira, teóricos entre outros. Sem deixar de lado a literatura infantil, que será tema da minha monografia e, também porque minha filha está com 04 anos e como eu gosta muito de ouvir história. Meu desejo maior é que ela seja uma leitora devoradora de livros como eu.


Ionara Fátima Krütli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É ?

Minha foto
Sou um pouco de tudo misturado como um monte de coisas que ganhei de pessoas que passaram pela minha vida e com um toque de acaso na tarde confusa que nao sei como me definir