Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2009

COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO A (de) formação de leitores na escola: por Eliane Rufino dos Santos Sitorski

Diante do contexto apresentado inicialmente, vemos que o nosso desafio, como professores, é formar pessoas que praticam a leitura e não apenas sujeitos que sabem decifrar o código da escrita. Para isso nós devemos promover a leitura diária de obras literárias com nossos alunos. Observa-se que aulas fragmentadas de leitura acabam afastando o aluno dos livros. Concordo com (Vasquez,1968,p 12) de que o professor deve fazer a mediação entre o texto literário e o aluno para que haja o entendimento do texto, e assim a reflexão sobre a realidade que o cerca. É preciso compartilhar com os alunos os efeitos que os textos produzem e retratar as belezas de certas expressões ou partes da história. Ao explicar essas partes estamos ensinando o que ser um leitor. As atividades propostas no texto são interessantíssimas, pois são compartilhamentos significativos de leitura, com atividades que levam a uma prática efetiva de leitura e conseqüentemente a formação do leitor. Porém o professor só conseguirá esse trabalho efetivo com a formação do aluno leitor, se ele próprio for um apaixonado pela leitura, e que compartilha essa paixão com seus alunos para estimulá-los a ler. Só assim será possível adentrar a escola com um outro modo de fazer o aluno a pensar e participar desse ambiente leiturizador.

Um comentário:

O QUE É ?

Minha foto
Sou um pouco de tudo misturado como um monte de coisas que ganhei de pessoas que passaram pela minha vida e com um toque de acaso na tarde confusa que nao sei como me definir