Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2009

Comentários do texto da professora Elisiane Tiépolo - A (de)formação de leitores na escola

Comentários do texto da professora Elisiane Tiépolo - A (de)formação de leitores na escola
De Josiane de Fátima Gay Collin

Através da sociedade existe uma necessidade de preparar cidadãos com condições intelectuais de participar do processo de desenvolvimento.
O desconhecimento dos instrumentos necessários ao domínio do meio sociocultural pode levar uma grande parcela da população à marginalização, ou seja, à pobreza e à baixa qualidade de vida. Dentre esses instrumentos destacam-se a leitura e a escrita.
De acordo com pesquisas, somente 10% dos alunos brasileiros ingressam e concluem um nível superior. O que será que acontece com nossos alunos? Será a falta de interesse ou a falta de estímulos por parte dos profissionais?
O mais grave nesse caso talvez seja o nível de transmissão somente contida em livros didáticos. Os alunos saem da escola sem terem desenvolvido plenamente o processo de aquisição de conhecimentos.
Os conteúdos fragmentados que o jovem é forçado a assimilar em geral, não os fazem pensar e solucionar os problemas que se deparam em seu cotidiano.
Ao longo de vários anos de escolaridade, os alunos se deparam com a falta de consciência e, portanto, de uma compreensão mais real do mundo em que vivem.
A leitura deve ser entendida como um processo dialógico, um precioso instrumento no processo de construção de conhecimento possibilitando ao aluno-leitor diferentes formas de vivenciar e compreender o mundo. Requer também uma mobilização de todo um conjunto de conhecimentos, texto não é só um somatório de palavras.
Como que nós professores podemos seduzir nossos alunos leitores? Devemos criar um ambiente favorável para leitura. Devemos incentivar a leitura, mas com entendimento, pois de nada adiante só ler.
Eu sei que muitos de meus colegas devem estar pensando, como? Se faço de tudo e meus alunos não querem saber de nada? È meus amigos, infelizmente a realidade é essa... Mas devemos pensar que a escola depende de nós, professores de português, somente de nós... Devemos oferecer nosso trabalho pelos poucos alunos que ainda querem estudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É ?

Minha foto
Sou um pouco de tudo misturado como um monte de coisas que ganhei de pessoas que passaram pela minha vida e com um toque de acaso na tarde confusa que nao sei como me definir