Seguidores

terça-feira, 2 de junho de 2009

I "A (de) formação de leitores na escola" da professora Elisiani Comentado por Ionara Fátima Krütli.

O texto de Elisiane Tiépolo retrata a realidade das salas de aula: a desmotivação do aluno em relação à leitura. Dando sugestões para o professor mudar esse quadro.
A escola hoje está cumprindo um papel inverso na questão da formação do leitor. As atividades de leitura propostas acabam com o prazer e o encantamento que o aluno recebeu desde o início de sua vida, quando sua mãe cantava as famosas cantigas de ninar e também, quando deslumbrado, ouvia as histórias infantis e os contos de fadas.
Aquele interesse indescritível de aprender a ler e escrever que surgiu aos 04 anos, vai embora assim que a criança se depara com o ambiente escolar. Por quê?
Esta pergunta está bem respondida no texto da Professora Elisiane. As atividades propostas pelos professores são desmotivadoras, chatas, repetitivas, objetivam somente cumprir o conteúdo programado. Existe ainda, o problema dos professores que dizem e agem, segundo aquela famosa frase: "pra que mudar se minha aula já está pronta, há anos faço assim e funciona". Isso é uma desculpa, para professor "indolente", que não se atualiza.
E a escola (enquanto poder público), preocupa-se apenas em aprovar. Pois só assim receberá mais verbas... O que importa mesmo é o analfabetismo zero! Para que formar leitores críticos, ”Seres” pensantes, se não poderão ser manipulados depois?
Nós como professores conscientes, podemos mudar esta situação. Criando o hábito da leitura em nossos alunos, valorizando suas produções. Não criticando suas escolhas quanto a autores, pois não importa se lê "Harry Poter”, o importante é que ele esteja lendo. A diversidade textual, como cita Tiépolo, deve estar presente em nossa vida e na vida do aluno.
E para finalizar, cito aqui um trecho do livro “Como Incentivar o Hábito da Leitura” de Richard Bamberger (1977, p.79), onde o autor relata a importância da leitura compartilhada com os alunos todos os dias: “Os professores que ministram aos alunos “pequenas doses” da importância da leitura todos os dias (...) os professores que assim procedem sistematicamente durante toda a carreira escolar da criança, sem forçar, mas com naturalidade, terão acostumado a maioria dos alunos de tal maneira a trabalhar com os livros, que estes últimos não desistirão mais tarde.”.

Ionara Fátima Krütli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É ?

Minha foto
Sou um pouco de tudo misturado como um monte de coisas que ganhei de pessoas que passaram pela minha vida e com um toque de acaso na tarde confusa que nao sei como me definir